terça-feira, 9 de dezembro de 2008

O mito moderno da natureza intocada. Antonio C. Diegues

Um dia desses na aula de sociologia a professora Ellen nos explicou um pouco sobre selvagem, por exemplo, nós humanos achamos o mato selvagem, e já os índios e os animais que vivem lá talvez seja pra eles sejam nós, e até mesmo a cidade.
Mas porem os índios sempre foram aceitos como selvagens em lugares não-habitados, os índios criticavam a vida selvagem porque eles tiveram que sair ,pois para o homem branco a natureza era sim um lugar selvagem,na verdade,cada pessoa tem sua cultura, os índios foram ensinados a viver lá,e o homem branco na cidade,são coisas totalmente deferente.
E depois dos índios serem retirados da natureza,a noção selvagem no séc.XIX ainda não era habitada, até o final desse século grande parte do território dos Estados Unidos era’ selvagem’.Com todo o capitalismo que estava correndo no EUA, já acontecia que eles não percebiam ainda que era preciso preservar a natureza, mas depois de algum tempo, começou a aparecer aqueles que a preservação era necessária só por belezas e animais,e sim era mais para diminuir as pressões psicológicas dos que vivem nas regiões urbanizadas. O “Wilderness Act”, de 1964, nos EUA, também define áreas selvagens como as que não sofrem ação do homem, onde o homem é apenas visitante e não pode habitar.
Por tanto a criação de parques foram criados por esse motivo,de que o “Mato”é um paraíso lindo mas selvagem.
Sabe é nessa hora que eu penso, será que a amazônia precisaria ser tão habitada?Ela é o nosso verdadeiro “MITO SELVAGEM”, digo isso pelo fato que a concepção de Paraíso para os cristãos na Idade Média era de uma área natural, de grande beleza e desabitada.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Uma verdade inconveniente. (Al.Gore)


Um dia desses assisti um filme que me impressionou chamado “Uma verdade inconveniente”,esse filme nos mostra como nós humanos estamos acabando com o nosso patrimônio,como diz Al.Gore “nós estamos enchendo nossa fina atmosfera de poluição”.
Al.Gore explica certinhos como acontece o aquecimento global,ele diz que “O aquecimento global acontece por que a radiação do sol entra em forma de ondas de luz e aquece a terra,e algumas dessas radiações absorvida aquecem a terra e são refletidas de volta para o espaço em forma de radiação infravermelha.
Algumas dessas radiações infravermelha estão presas nessa camada de atmosfera”
Bom pelo que eu entendi isso é até bom,porque ela mantém a temperatura da terra,dentro de certo limite,porque a poluição também ajuda, a poluição que nós mesmo causamos.
É impressionante,nossos rios estão se acabando,nossos animais já estão em extinção...
Nossa como nós conseguimos fazer tudo isso?
Me lembro que um dia perguntei a minha irmã,quando será que tudo isso ia acabar, ela simplesmente olhou pra mim e disse isso nunca mais se acabará, não temos mais volta.
Nossa tudo isso é muito triste...
O mundo todo esta se acabando ele esta simplesmente branco de poluição e sujeiras que nós colocamos. “Em uma noite de natal em 1968 foi tirada uma foto da terra que ficou conhecida como o NASCER DA TERRA, e ela sim explodiu na mente humana”
E agora porque ninguém tira uma foto? Talvez seja uma vergonha, o que vamos dizer a nossos filhos daqui uns anos? simplesmente destruímos nosso planeta azul.. “O que temos por certo é que nossas belezas não estarão aqui para nossos filhos”.
Pois vemos tanta tristeza,na Índia já chegou a 50° graus,e muitos rios já não conseguem chegar nos mares.
Onde vamos parar?Quando vamos abrir a cabeça e entender que isso não é o melhor para nós?
“Eu acredito que isso é um problema moral,esta na hora de você pegar esse problema,é nossa hora de nos levantarmos para garantir nosso futuro” (Al.Gore)

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Zoneamento será que vai ser possível?



É de suma importância o zoneamento para a manutenção de pessoas em áreas urbanas e rurais. Dessa forma é indispensável que se faça uma boa fiscalização nos bens naturais, como se não estão usando defensivos agrícolas que prejudicam a solo, impossibilitando mais tarde até novas plantações. Só assim poderá se fiscalizar o uso de transgêncio, cuidar de como está sendo usado a água, as práticas de pescas entre outros.
Algumas áreas estão ou vai estar degradada daqui algum tempo, precisando assim de manejo, reflorestamento, programas de serviços ambientais, que com certeza irá ajudar e muito. Então é importante apoiar programas que incentive a preservação do meio ambiente, principalmente terras indígenas que são sempre esquecidas.

O que está sendo usado: Conservacionismo x Preservacionismo?


Nos dias de hoje devemos pensar melhor como vamos usar o meio ambiente para o nosso beneficio, ou seja, como matéria-prima. Será que estamos usando corretamente? Para isso vários estudiosos vem estudando esses temas com grande profundidade.
Gifford Pinchot, estuda o conservacionismo e segundo ele pode ter uma grande conformidade entre o homem e a natureza, porém desde que seu use de forma adequada os recursos naturais.
Segundo John Muir o preservacionismo nada mais é que quando cuidamos da natureza sem prejudicá-la, ou seja, é preciso retirar o homem da natureza, mantendo assim a sua conformação. Temos um grande autor também o Marsh (1801-1882) que diz que a natureza praticamente emprestada para o homem usufruir de sua beleza e não para consumo próprio.

Povo Paresí em Mato Grosso.


A comunidade dos índios Paresí é muito antiga. A sua língua é Aruak, estão relacionados com a nossa história desde o século XVIII, porém, mas não se interessa muito pela sua origem, história, pelo contrario são excluídos.
Contudo eles apreciam como ninguém a natureza, a fauna, flora local, sendo assim um exemplo para nós mesmo. Eles possuem consumo próprio, plantam e colhe para a sua subsistência. A sua alimentação é a base de raiz, fruto, cultivam a terra de forma artesanal, mas com o avanço da tecnologia já estão usando mecanização agrícola para a manutenção da terra. O seu artesanato é bem conhecido, usam como matéria prima a própria natureza.
O grupo Paresí são muito importante no povoamento e exploração de minas em Diamantino. Suas aldeias também abasteceram cidades como Vila Bela da Santíssima Trindade. E apesar de todos os obstáculos eles se autodenominam como Haliti (que significa GENTE).

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Petróleo...



“Trocar minério por neurônio”,essa é a idéia de Cristovam Buarque...ou seja transformar o dinheiro que o petróleo nos fornece em educação de qualidade.
Por que a idéia de investirmos em educação,saúde,ciência e tecnologia?porque se aplicarmos no Brasil,teremos um grande recurso,pois ,mesmo que os recursos naturais se esgotem,sempre teremos um capital permanente para o país.
E assim foi feita uma Lei 9.478 de 1997 (Lei do Petróleo), que destina o capital lucrado do petróleo para a área da educação no Brasil.Essa foi a lei que cristóvam fez para defender o petróleo...ou seja o dinheiro do petróleo pra a educação.
Gostei muito que o Lula também apoiou essa idéia em Rede Nacional,e assim como ele,eu como uma grande Brasileira apoio essa idéia...EDUCAÇÃO PARA TODOS,DESENVOLVIMENTO
PARA NÓS!

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

O mundo que se vê...

Quando abrir os olhos O que vai importar Todo seu orgulho No mundo como está
As flores secam o sol não sai mais
A vida imploraUm pouco de paz, Quando abrir os olhos O mundo que se vê
Pode estar queimando Diante de você
O céu explode Os sonhos se vão Ninguém percebe Nem dá atenção
Até os mares Que um dia conheceu
Estão desertos E tão tristes como eu...
Quero te mostrarUm mundo novo pra nós Todos
Deixa o amor entrarInvadir seu coração
E cada choro Que se ouvir nesse lugar
Vai te dizerQue só o amor pode curar

A Nossa Amazônia. E agora?

As grandes potencias não querem que o Brasil tome conta da floresta Amazônia, então porque não dividimos tudo que tem de mais belo e mais rico no mundo. Será que não conseguem admitir que a Amazônia pertença ao Brasil, só pelo fato de não ser um país de primeiro mundo como os E.U.A.? Vamos fazer com que todo mundo vire dono de todo mundo, já que NÓS brasileiros não podemos tomar conta do que é nosso, então manda dividir o que é deles com a gente.
Afinal os americanos não vêem a NOSSA floresta como uma beleza, algo que possa a ajudar a manter a grande diversidade de flora e fauna que lá existem, eles querem a NOSSA floresta para obter lucros, vender o que tem de mais precioso.
Então como diz Cristovam Buarque: “Como humanista, aceito defender a internacionalização do mundo. Mas, enquanto o mundo me tratar como brasileiro, lutarei para que a Amazônia seja nossa. Só nossa.”